Nas áreas de entorno de usinas, sejam em fragmentos de ambiente florestal ou áreas de campo, a possibilidade de ocorrência de animais silvestres peçonhentos é alta, podendo causar acidentes com a população habitante local e trabalhadores.
Nos trabalhos externos o uso dos equipamentos de proteção individual (perneiras) evita muito a ocorrência deste tipo de acidente, a utilização de repelentes e um treinamento básico de manejo das espécies peçonhentas também funcionam como ferramentas úteis a rotina dos trabalhadores. Nas áreas internas recomenda-se a limpeza sistemática das áreas de maior possibilidade de ocorrência.
Assim sendo, faz-se necessário um programa de prevenção de acidentes com animais peçonhentos para a prevenção de possíveis acidentes com os trabalhadores e moradores da região da PCH Bedim.
Foram instaladas, em diferentes locais, placas de sinalização de segurança na PCH Bedim.


Foram instalados coletores de lixo na obra, visto que o correto armazenamento dos resíduos evita a criação de áreas susceptíveis a migração de animais peçonhentos.

Além
disso foi elaborado uma cartilha sobre os diferentes resíduos gerados em uma
obra e sua correta destinação. Ela está disponível na obra para consulta dos
colaboradores.

Um dos principais pontos para prevenção de acidentes com animais peçonhentos é a utilização de EPIs. Como forma de evidenciar este aspecto estão apresentadas imagens abaixo dos trabalhadores utilizando os equipamentos de proteção individual.


Durante a vistoria realizada pela Forte Desenvolvimento Sustentável para verificar o programa prevenção de acidentes com animais peçonhentos não foram verificadas não conformidades.
Caso queira saber mais sobre a PCH Bedim, por favor, envie um e-mail para: meioambiente@forteamb.com.br